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Tutorial: Jogo de Plataforma

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1Tutorial: Jogo de Plataforma Empty Tutorial: Jogo de Plataforma Dom maio 24, 2015 2:07 pm

oMatBR

oMatBR
Admin

Tuto: Jogo de Plataforma





Bem vindos ao tutorial: Jogo de Plataforma
Nesse tutorial você vai aprender:
1.Gravidade;
2.Movimentação;
3.Troca de Sprites;
4.Variaveis.


Necessário:
1.Game Maker: Studio Standard ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
2. 2_Sprites: Player andando pra direita e bloco.

Vamos começar:

Crie um novo projeto no GM:S.
Crie as sprites mencionadas acima e renomeias pra spPlayer e spBloco.

Crie dois objetos: obPlayer e obBloco, com suas respectivas sprites.

Configuração do obPlayer:

Evento: Create.
Código:

nochao=false //Aqui definimos as variaveis
noar=true     //Elas guardam informações.
lado=0         //Vamos precisar muito delas.
cima=0
Evento: Step.
Código:

//Definir Variaveis :D
if place_free(x,y+1){ //Se tiver 1 pixel livre abaixo de mim
    noar=true  //Eu estou no ar
    nochao=false //e não estou no chao
}
if !place_free(x,y+1){ //Se não tiver um pixel livre abaixo de mim
    nochao=true //Eu estou no chao
    noar=false //E não estou no ar
}
if keyboard_check(ord("D")){ //Se eu apertar D
    lado=0 //Estou virado para direita
    image_xscale=1 //Deixa a imagem normal
}
if keyboard_check(ord("A")){ //Se eu apertar A
    lado=1 //Estou virado para a esquerda
    image_xscale=-1 //Inverte a imagem
}
if keyboard_check(ord("W")){ //Se eu apertar !
    cima=1 //Estou pulando Variável=cima
}
//Gravidade :D
if noar=true { //Se eu estiver no ar
    gravity=0.7 //Gravidade ativada
}
if nochao=true { //Se eu tiver no chao
    gravity=0 //Não tem gravidade
    vspeed=0
}
//Andar
if keyboard_check(ord("D")) and lado=0{//Se eu apertar D e estiver na direita
    if place_free(x+4,y){//e se tiver livre a minha frente
        x+=4 // Eu ando
    }
}
if keyboard_check(ord("A")) and lado=1{//Mesma coisa que a de cima.
    if place_free(x-4,y){
        x-=4
    }
}
if keyboard_check(ord("W")) and cima=1 and nochao=true{//Se eu apertar w
    if place_free(x,y-2){//E se tiver livre 2 pixels acima de mim
    vspeed=-11//Pular
    cima=0//Não posso mais pular
}}
Evento: Colision obBloco.
Código:

move_contact_solid(direction,12);//Parar
vspeed=0//Não cair
Nosso jogo está completo!, experimente adicionar o chão e as paredes e colocar nosso objeto player na fase Very Happy.

Bom proveito.



Última edição por oMatBR em Seg maio 25, 2015 12:00 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Tutorial Editado.)

https://gmstuto.directorioforuns.com

2Tutorial: Jogo de Plataforma Empty Re: Tutorial: Jogo de Plataforma Seg maio 25, 2015 4:28 pm

oMatBR

oMatBR
Admin

Código:
Teste=0 if keyboard_check();

https://gmstuto.directorioforuns.com

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